Dúvidas Frequentes(FAQ) - VENES
Cursos Online Área do Aluno

FAQ

Dúvidas Comuns

Veja antes...

Sinta-se livre para consultar a nossa FAQ (Perguntas frequentes e respostas) e ver se já existe uma resposta pronta para sua pergunta, dúvida ou esclarecimento. Para esclarecimentos relacionados a questões legais e direitos do consumidor, consulte nosso Termo de Compromisso com o Consumidor.

O cadastro no site é, sem dúvida, o primeiro passo. Para fazê-lo basta seguir os três passos abaixo. Vale lembrar que este cadastro é totalmente gratuito.

Passo 1 - Página de cadastro

Clique no botão Acessar minha conta ou cadastre-se situado no topo das páginas e depois clique no link abaixo [Não sou cadastrado] ou na página inicial no formulário de cadastro situado no slide superior da página..

Passo 2 - Formulário

Preencha o formulário informando e-mail e senha de acesso, depois clique em [Criar minha conta]

Passo 3 - Confirmação

Confirme os dados informados e aguarde a mensagem de sucesso. Pronto você estará cadastrado!

Um vez logado em sua conta você deverá clicar em [Minha conta] no menu superior do ambiente depois em [Meu perfil] e preencher os dados cadastrais.
Por questões de segurança, as alterações cadastrais dar-se-ão mediante solicitação do titular da conta através do envio de email para contato@venes.com.br
Para fazer a inscrição é preciso ser cadastrado. O usuário deverá acessar sua conta, escolher o curso desejado e clicar em Inscreva-se, após será direcionado a página de estudo do curso.
Depois de inscrito no curso escolhido, o usuário tem até 90 dias para estudar e testar seus conhecimentos através da avaliação. Caso perca este prazo, terá que entrar em contato solicitando 2ª chamada do curso.
Não. O VENES oferece cursos livres para aperfeiçoamento de conhecimento, voltados para estudantes e profissionais de todas as áreas da saúde.
O material é oferecido gratuitamente, porém, para emitir o certificado eletronicamente o valor pode variar entre R$ 54,90 até R$ 59,90
O VENES, poderá apagar inscrições que estejam inativas por mais de 6 meses, desde que, não haja nenhum Certificado pendente de solicitação.

Atenção: Entende-se por inscrição inativa, aquela que, nos últimos 6 (seis) meses e/ou 180 (cento e oitenta) dias, não registrou nenhuma ação por parte do usuário.
Após a confirmação da inscrição o curso estará liberado na sua conta, no menu Meus Cursos.
Após liberado o download, uma vez logado em sua conta de usuário clique em [Meus cursos], selecione o curso que deseja fazer o download e, por fim, clique no botão [Baixar Apostila].

PS.: É necessário que o usuário possua o aplicativo adobe Reader instalado em seu computador, para abrir os arquivos no formato PDF.
Informamos que o material encontra-se disponível para download no nosso site, usuário poderá realizá-lo quantas vezes for necessário, até realizar avaliação ou acabar o prazo para conclusão de curso (30 dias).
Verifique o seu navegador. Recomenda-se utilizar navegador Chrome, Mozilla ou Ópera. Faça uma limpeza do cache e nos cookies em seu navegador e repita a operação. Se persistirem os erros: copie e cole a(s) tela (as) em que aparece o seu questionamento e envie para o e-mail: contato@venes.com.br
Uma vez logado em sua conta de usuário clique em [Meus cursos], selecione o curso que deseja e, por fim, clique no botão [Fazer Avaliação]. Leia as questões e marque as alternativas atenciosamente.
Caso não atinja a pontuação necessária para ser aprovado, o usuário pode repetir UMA ÚNICA VEZ a realização da prova. Para isto acesse sua conta de usuário. Uma vez logado clique em [Meus cursos], selecione o curso que deseja fazer a remarcação e, por fim, clique em [Remarcar Avaliação].

Importante: O Sistema disponibilizará esta opção apenas UMA ÚNICA VEZ e o usuário terá apenas 10 dias para realizar a prova.
A avaliação poderá ser realizada a qualquer momento depois da inscrição.
A demora na baixa pode estar relacionada ao sistema de pagamento bancário. Se isto ocorrer, deve ser porque o pagamento ainda não aparece no sistema ou ainda não foi compensado. Por favor, nos envie o comprovante de pagamento ou registro da transação via e-mail ou via whatsapp. Assim que o sistema receber a confirmação de pagamento, o certificado será liberado.
Uma vez logado em sua conta de usuário clique em [Meus Certificados] no menu ao lado e clicar em "Baixar" ou "Visualizar"

Importante: Para imprimir o certificado eletronicamente, o usuário precisa obter pontuação igual ou superior a 6 na avaliação
Após a liberação do pagamento, o usuário tem 90 dias* para emitir o certificado. Após o término deste período, será cobrada a taxa administrativa (R$ 8,90), para que o certificado esteja disponível novamente.

(*)Conforme artigo 26, inciso II, parágrafo 1o. do CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

“Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. § 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.”
  • Nome
  • Nota de aproveitamento
  • Curso realizado
  • Instituição
  • CNPJ da Instituição
  • Registro de classe do tutor responsável
  • Conteúdo programático
  • Período
  • Carga horária
  • Número de registro do certificado
  • Assinatura do Tutor
Você poderá emitir seu certificado imediatamente após a conclusão do curso. É importante lembrar que cada curso tem um período mínimo recomendado para sua realização. O cálculo desse período é baseado em 8 horas de estudo diárias. Por exemplo, para um curso de 80 horas, seriam necessários pelo menos 10 dias para completá-lo. Até que todos os requisitos sejam atendidos, apenas uma versão provisória do certificado estará disponível, mencionando apenas o mês e ano de conclusão. A versão completa, com todas as datas, estará disponível após completar o período mínimo recomendado.
O link Autenticar Certificado situado no rodapé do site ou na página inicial deve ser usado pela empresa, instituição, ou usuário que deseja verificar a autenticidade do certificado. Para isto, basta informar o número do registro do certificado (inclusive os traços que ficam entre os números), depois clicar em Autenticar.
Os certificados da plataforma VENES são válidos em todo o território nacional e são emitidos pela UNYPÚBLICA, uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e parceira do VENES.

A UNYPÚBLICA é credenciada pelo E-MEC sob o número 22660, conforme a portaria ministerial n°615, de 09 de agosto de 2021 e é mantida pela UNYEDUCACAO ENSINO PROFISSONAL LTDA, devidamente registrada no CNPJ: 45.597.714/0001-67
Após a confirmação do pagamento da taxa administrativa, o certificado será liberado em no máximo 03 (três) dias úteis; onde o usuário estará apto a realizar o download do mesmo em nosso site.
Sim, nós enviamos o seu certificado impresso via correios. Mediante pagamento da taxa para confecção e envio do certificado.
Sim, para ter acesso ao código de rastreamento e acompanhar seu certificado basta clicar no menu [ meus certificados ]
Não será permitida nenhuma alteração nas informações do certificado, tais como data, nota de aproveitamento, ou carga horária.
No seu curso, existe a opção [Emitir certificado], como também na seção [Meus certificados]. Clique em alguma dessas opções e será instruído a realizar o pagamento da segunda via e emitir seu certificado.
Clique em [Acessar minha conta] no menu superior do site, depois informe seu e-mail e senha. Clique em meus certificados no menu lateral e selecione o certificado desejado.
Após a confirmação do pagamento, você tem até sete dias corridos para solicitar o reembolso por qualquer motivo, sem burocracia, sem contato insistente e sem letras miúdas, simples, transparente e respeitando você. Caso o certificado não seja aceito, oferecemos a devolução integral do valor pago. Ressaltamos que, antes de utilizar seu certificado, é fundamental que o aluno verifique se a instituição ou banca onde pretende apresentá-lo aceita certificados de cursos livres.

Caso não tenha encontrado a resposta para sua pergunta, ou se ainda existe uma dúvida ou falta de esclarecimento acesse nosso atendimento online logo abaixo.

Atendimento Online
Suporte por whatsapp